Páginas

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Cimento queimando - passo a passo!

Oi pessoal, como havia prometido, aqui vai o passo a passo do cimento queimado.
 Eu gostei muito do resultado do cimento queimado de casa, mas como nada é perfeito, em casa tb ocorreu alguns probleminhas:

- Pequenas trincas (fissuras) apareceram logo nos primeiros dias. Mas elas só ficam evidentes, quando o chão está molhado, quando seca não dá para ver nada. Conversei com amigos que tem cimento queimado e todos disseram que na casa deles é a mesma coisa. Eles disseram que com o uso da cera as fissuras desaparecem. Por isso estou com medo de resinar e elas ficarem evidentes..... Se alguem souber alguma coisa sobre isso me conta.....
- Acho que só estas misturas para cimento queimado industrializados que tem alguma chance das trincas não aparecerem. Mas elas são muito caras, em torno de 50 reais o metro quadrado......não dava para o meu bolso.....rssss
- Na minha sala tb apareceu uma rachadura, embaixo dela está oco. Só aconteceu num pedaço, não sei porque isso aconteceu .... Talvez isso tenha acontecido pq a sala (e copa) é bem grande (6x8m) e foi feita de uma vez só. Quem sabe se ela tivesse sido feita por partes, isso não aconteceria. Nos demais cômodos não aconteceu rachaduras.

preparo do contra piso da cozinha




Depois do contra-piso secar um pouquinho, a nata (cimento branco + cinza + água) de cimento queimado é colocada no chão e espalhada com uma desempenadeira. Esta foto é da sala.



espalhando a nata no chão (a queima do cimento). Foto da sala tb.
cimento queimando da cozinha pronto,
as juntas só foram feitas depois que o cimento estava curado


com o piso molhado da para ver as pequenas fissuras


A rachadura no piso da sala, eu molhei o piso para tirar a foto.
Este bloco terá que ser todo refeito, dá uma dor no coração.....rssss



O piso tá tão sujo de tinta que não consegui tirar uma foto de um cômodo com os cortes das juntas de dilatação prontas. Mas assim que acabar a pintura eu coloco mais fotos do piso!!!


Cor:
Eu queria que ficasse cinza claro, por isso, foi feito uma mistura de cimento cinza com o branco. Numa proporção de 4 partes de cimento branco para 1 de cimento cinza.

Juntas de dilatação:
Nós não usamos as juntas de dilatação (réguas de plástico ou metal), optamos por fazer o cimento queimado e depois cortar com a maquita (em grandes blocos) e rejuntar na cor do cimento. É importante ter a junta de dilatação porque isso tb evita trincos e rachadura.

Dicas:
1) Para evitar rachaduras é importante que a "queima" do cimento queimado seja feita no mesmo dia em que o contra piso foi feito. Assim, a "cura" dos dois ocorre junto.

2) Um lugar onde costuma dar muitas rachaduras é nas soleiras, por isso, vale a pena fazer cortes "imitando" soleiras. Isso acontece pq embaixo das soleiras passam as vigas baldrames, e é nestes pontos que ocorrem "movimentos" dos pisos.

3) Depois de queimar o cimento, é importante molhar o piso por uns 3-4 dias. Isso retarda a cura e diminui as chances de trincas e rachaduras.

4) O cimento branco não tem muita saída nas lojas, por isso cuidado para não comprar cimento velho. Quando está velho, o cimento fica cheio de pelotinhas...

ta vendo estas bolinhas brancas? (clica que aumenta)
Isso ocorreu pq o cimento branco estava velho (6 meses de fabricação), por sorte trocaram por cimento mais novo (com 4 meses de fabricação) : )


5) Separe o saco de cimento cinza (comum) que será utlizado, pois, existem diferentes tipos de tonalidades de cimento cinza (se olhar no saco de cimento vc verá que existe umas especificações, como por exemplo CP-IV ou CP III). Assim, vc obterá uma cor homogênia em todos os cômodos, mesmo que seu cimento queimado não seja feito tudo na mesma semana.

6) Gente, piso de cimento queimado molhado escorrega muito. Por isso para quem quer coloca-lo na área externa, pense duas vezes!!!!!!! (principalmente se tiver piscina por perto)


Ladrilhos hidraulicos:
Os ladrilhos hidraulicos foram colocados depois que o cimento queimado estava pronto. Foi feito cortes com a maquita e depois eles foram assentados com argassa. A Andréa me pediu para colocar fotos dos pedreiros colocando os ladrilhos, mas eu estava viajando, infelizmente perdi esta etapa!!!

Orçamento:
Sempre ouvi dizer que o cimento queimado era muito barato, mas nunca encontrei um orçamento, então aqui vai:
Para fazer a "nata" do cimento queimando foram utilizados:
     -  5 sacos de 25 kg de cimento branco:  50 reais cada um
     -  meio saco de cimento comum de 50 kg: 10 reais
Total gasto: 260 reais com cimento + 220 reais com ladrilhos hidráulicos = 480 reais
Foram feitos 153 metros quadrados de piso (quartos, closed, sala, cozinha e lavanderia), portanto, saiu em torno de R$ 3,15 reais o metro quadrado..............MUITO BARATO!!!!!!!


**** Vale lembrar que neste preço não está incluído o contra-piso, somente o cimento queimando.

No site da "Xadrez", tem uma apostila que ensina fazer diferentes cores de cimento queimado. Além disso, tb tem um PAP. (http://www.poxadrez.com.br/pt/home/)
       No final da página da Xadrez tem um ícone "imprimir a página", é a apostilinha.

28 comentários:

  1. Oh coração mas vc tá chique mesmo hein
    já pode até dar aula de cimento queimado
    eu tb daqui uns dias
    poderei sair assentando pastilhas, colocando gesso, colocando piso hehe
    adorei suas explicações..tá de parabéns..biejo grande..Deus abençõe

    ResponderExcluir
  2. Kati, espetaculo...adorei...otima aula...Eu realmente gostaria e ter feito cimento queimado, mas quando contratei o pedreiro nos fechamos um preço por m2 construido, incluso alvenaria, reboco, hidráulica, piso e ajulejo...ai juntou a resistencia dele em dizer que era complicado porque trincava, a durabilidade em relação ao piso e o preço que já estava pago, resolvemos pelo porcelanato rustico que ficou bom...Mas, imagina a sua casa quando estiver com cera...lindo!
    Ah que pena que não recebeu meu imail com as fotos...vou te mandar novamente...
    Bjokas

    ResponderExcluir
  3. Oi Kati! Adorei a dica do cimento queimado. Eu tinha pedido o PAP para fazer na área externa, agora me deu um medinho... rsrs

    Mas... esse valor por m² é ótimo! Bjs e obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  4. adorei a explicação, estou pensando nesse piso para a área da churrasqueira, se bem que acho que teremos muito transito entre futura churrasqueira e futura piscina... não sabia que escorregava, ai não sei...
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Kati, mandei o email novamente...vc recebeu???? viu as fotos???
    bjokas

    ResponderExcluir
  6. Oi...Kati
    Que pena ter que refazer um bloco da sala...
    Você esta Expert em cimento queimado, parabéns.
    Quando tiver encerrado ficara muito lindo.
    Pena que no meu caso tem crianças correndo o tempo inteiro, nem arrisco, somente por isso rsrs, pois acho cimento queimado lindo.
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Está ficando lindo o seu piso. Encerado deve ser show. Valeu pela aula!
    Tem selinho pra vc no meu blog.

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Menina, o seu post me ajudou muito! Vou imprimir e mostrar pro meu pedreiro!! Obrigada. Xero

    ResponderExcluir
  9. Oi Flor ... Quando eu era criança morei a vida toda em uma casa de cimento queimado as rachaduras e fissuras somem quando passa cera, e pra falar bem a verdade eu amava morar naquela casa o cheirinho da cera lembro ate hj, sabe aquelas coisas que ficam na memoria ...
    Vai ficar lindo de mais

    Parabens

    ResponderExcluir
  10. Kati, vou mostrar ao marido esse seu post. Obrigada pelas dicas! Tem um selinho para você lá no blog. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oiiee coração..passando para desejar um findi maravilhoso...Deus abençõe..Beijo grande =*

    ResponderExcluir
  12. Quero muito usar cimento queimado na "varanda/entrada" lá de casa... Ainda mais com um preço tão convidativo, né?rs
    Suas explicações ajudaram muito à me definir! Obrigada, flor!

    A cor da nossa sala é Tempero Caribenho, da Coral!

    ResponderExcluir
  13. Obrigada!!!!
    Agora vou sonhar com meu piso e mostrar para o pedreiro seu passo passo!

    ResponderExcluir
  14. Amo cimento queimado, como já disse aqui algumas vezes e até no meu blog, queria ter feito, só não fiz por receio da manutenção e por a casa ser na cidade!!!

    Mas ô, quem escolhe esse piso não pode ficar chateado com as rachaduras, que mais cedo ou mais tarde aparecem, eu acho elas um charme a mais!!!

    ResponderExcluir
  15. Ei, não se preocupe com as rachaduras e nem tente consertá-las. Essa é a essência do cimento queimado. Faz parte do piso! A única forma de não tê-las é usando misturas poliméricas prontas (o piso é feito sem juntas de dilatação), por exemplo da Vatan ou NS Brasil (bem mais caro). O que não rachou agora vai rachar com os anos.
    Quer uma dica ? Passa um impermeabilizante brilhante (Mr Cryl tem varios), vai dar um aspecto muito chique nessas rachaduras...

    ResponderExcluir
  16. amei sua explicação!!! estou cada vez mais decidida a colocar aqui em casa tb!!! minha casa é toda d piso, mas enjoei, e amo de paixão o cimento queimado... to tntando convencero pedreiro pra minha loucura...heheheh

    ResponderExcluir
  17. qual a espessura da nata do cimento queimado? vocês utilizaram algum aditivo p/ plastificar a massa?

    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vitor, não sei exatamente qual a espessura, mas ela é bem fininha (tipo 3-5 mm). Não utilizamos nenhum aditivo para plasticar a massa. Espero ter ajudado!

      Excluir
  18. Oi boa tarde! Também estou construindo e colocando cimento queimado na casa toda, porém, não gostei do resultado que vi nos quartos, parece que ficou áspero d+, não ficou tão lisinho e em alguns lugares ficou a marca da desempenadeira eu acho. Agora não sei se é assim mesmo e depois que passar a cera/impermeabilizante vai melhorar ou se é meu pedreiro que não soube fazer mesmo. O seu ficou assim também?

    ResponderExcluir
  19. Estou enlouquecida atrás de alguém que faça a aplicação de cimento queimado.
    Você poderia me passar o contato do pedreiro?
    Muito obrigada.
    Bjs,
    Simone

    ResponderExcluir
  20. Simone, vc é de Cuiabá? Me manda um e-mail kmferreira@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. oi Ana Paula, desculpe a demora em responder... O meu ficou marcado em alguns lugares, dizem que isso melhora com tempo e muita cera..... bjs

    ResponderExcluir
  22. oi Kati
    adorei o passo-a-passo,
    vou fazer na minha casa também, daqui uns 10 dias...
    v. gostou do cimento queimado nos quartos? fica frio?
    bjs
    Ana

    ResponderExcluir
  23. Oi Ana, coloquei cimento queimado nos quartos sim. Fica igual piso frio! bjs

    ResponderExcluir
  24. Oi Kati, vou te dizer o que houve, como os cômodos são bem grandes era necessário que fossem colocadas vidro ou ripas finas de madeira formando quadrados ou mosaicos prá dilatação do cimento e assim evitariam as rachaduras, mais mesmo assim está espetacular, curta sua casa e não se preocupe com detalhes . Sei como é a gente mesmo parece que vê aquilo (imperfeições) tão grandes, mais aposto que seus visitantes nem percebem, afinal ficou lindo.

    ResponderExcluir
  25. oi Ane, foi isso mesmo. Na verdade, eu tinha pedido para o pedreiro fazer os quadrados menores, mas ele disse que não precisava....deu no que deu....
    bjs!!

    ResponderExcluir
  26. Obrigado!
    As suas dicas serão essenciais na moinha obra..
    Qdo ficar pronto eu conto!

    ResponderExcluir

Pitacos são sempre bem vindos!!!